Cinemática do Cinema

Um blog sobre tudo que aconteceu, acontece e acontecerá no cinema. Ou seja, um blog onisciente... =D


O que é a Matrix? Aqui vou fazer uma análise sobre os três filmes da serie, não vou ficar falando sobre as diversas coisas que inspiraram os criadores. Nada sobre o jogo que completa a história para o segundo filme, nada sobre isso. Vou falar como alguém que simplesmente os assistiu e quer falar sobre eles, puramente CINEMA.

No primeiro filme Matrix(1999), nós somos apresentados ao maravilhoso mundo da Matrix, um mundo onde as regras podem ser quebradas, um mundo muito perigoso. Thomas Anderson é um programador de uma respeitável empresa de software e um hacker conhecido por Neo. Ao ser contatado pelo misterioso Morpheus, ele descobre que na verdade ele vive em um "mundo de sonhos ", a Matrix.
A Matrix existe para que as pessoas não vejam a verdade, que são escravas. Particularmente, eu comparo a Matrix ao sistema capitalista, mas não vou falar sobre isso. Voltando, então é dada uma missão a Neo: Salvar a humanidade(puxa!!!). Neo seria o The One(O escolhido), e de acordo com a profecia ele acabaria com a guerra. Guerra essa entre humanos e máquinas num futuro distante que nem os personagens sabem ao certo.
Morpheus tenta mostra a verdade a Neo sobre a Matrix, o treina e então decide levá-lo ao Oráculo. A Oráculo é um dos personagens mais importantes do filme. É alguém que sabe o futuro, que mostra o caminho as pessoas. Ela diz a Neo que ele não é o The One, e posteriormente no filme iremos entender o porque. Outra personagem importante é Trinity, que também tinha ido ao Oráculo e ele lhe disse algo muito importante. Trinity tem uma certa afinidade por Neo.
É neste contexto que se passa a história, uma verdadeira Obra-Prima, com inúmeras filosofias e diversas referências religiosas. Mas não é isso que deixa o filme espetacular, é a forma de como tudo isso foi incorporado a uma historia só, com uma trama muito interessante e complexa, assim como foi feito em KIll Bill. Os diálogos do filme onde se explica a Matrix são excelentes, não é como aqueles filmes que passam uma eternidade tentando explicar sua história complexa.
Outro fato sobre o filme é o seu "vilão", o agente Smith. Ele é um programa da Matrix que serve para destruir os humanos rebeldes, interpretado por Hugo Weaving. Ele nos dá aquela velha impressão de que as maquinas têm sentimentos. Smith quer pegá-los para que isso acabe e ele não precise mais fazer isso.
Agora vamos aos efeitos especiais: eu não gosto de filmes que só se apóiam em seus efeitos, mas com Matrix é diferente. Eles são usados de maneira que você entre na história, os efeitos não são meramente para ocupar espaço, pois a historia é fantástica. Eles são meros planos de fundo para a trama e não acontece como na maioria dos filmes que os coloca em primeiro plano.

Agora irei falar sobre Matrix Reloaded(2003). Aquilo tudo que falei sobre efeitos especiais sobre o primeiro filme esqueça, pois neste os efeitos especiais foram colocados em primeiro plano, esquecendo totalmente a fantástica história nos apresentada no primeiro filme. Como filme de ação é excelente, mas não é isso o que os fãs de Matrix querem, nós queremos história, uma verdadeira continuação e não super cenas de ação! Mas até que dá para assistir. Às vezes eles contam um pouco de história, mesmo assim ele deixa uma grande expectativa para o terceiro, pensei assim: "Fizeram esse para ganhar dinheiro, no terceiro vão arrasar", mas não foi isso que aconteceu.
Matrix Revolutions(2003) com certeza é o pior filme da franquia, com uma história fraca, forçada, na tentativa de transforma o filme num grande épico e falha. A história tenta tornar tudo muito super demais, falhando em diversos momentos, e com aquele finalzinho politicamente correto(Oh no!). Simplesmente me senti enganado. Minhas expectativas foram todas destruídas.

Resumindo, Matrix é uma obra-prima, o Reloaded é interessante, recomendo, mas o Revolutions é muito fraco, uma péssima forma de se terminar algo tão maravilhoso.

NOTAS Matrix 10/10
Matrix Reloaded 7/10
Matrix Revolutions 4/10

0 comentários:

Postar um comentário